Olá pessoas bonitas, quem vos escreve hoje sou eu a Lúcia
Ana Claudia e já faz algum tempo que não escrevo aqui no Blog. Sendo assim vim denunciar e principalmente alertar vocês
leitoras/leitores que moram aqui em São Paulo (capital) sobra a Concessionária
do metrô ViaQuatro.
Recentemente (precisamente dia 17/06/2013) fui furtada na
plataforma da estação Luz (sentido Butantã) de metrô da Linha
Amarela, que é administrada pela “Concessionária ViaQuatro”, o produto
furtado em questão foi meu iPhone 5, senti uma trombada enquanto aguardava pelo
metrô em meio à várias pessoas, mas suspeitei de 2 rapazes que estavam atrás de
mim, então sai do meio destas pessoas e procurei por um agente de segurança na
plataforma em que me encontrava, não encontrei “nenhum”, sendo assim tive que
perder tempo (e quem ganhou tempo para fugir foram os meliantes) e subi um
lance de escadas até encontrar um agente de segurança e a agente de segurança
Bruna (que foi quem ouviu meu relato) informei: o sentido do metrô, o carro,
vagão, porta e as características fisícas dos meliantes, e vocês sabem o que ela
fez??? NADA, é gente ela não fez nada, apenas anotou o relato, a mocinha nem se
quer foi olhar as imagens das câmeras de seguranças presentes em toda a estação
e dentro dos vagões, com todas as informações que passei ao pessoal da SSO
(agentes de segurança) nem ao menos tentaram nem interceptar o metrô na próxima
estação para que os seus colegas agentes de segurança da Estação República pudessem
procurar pelos indivíduos. Sai irritada tinha comprado meu celular recentemente
e estava sem ele e ninguém havia feito nada para me ajudar! Fui até uma
delegacia de bairro horas depois (delegacia esta, que ficava perto de um lugar
onde aparecia o celular num aplicativo para busca) fui com a policia até o
lugar, mas nada de achar o aparelho :(.
Depois de não achar, fui informada pelos policias que
precisaria fazer um boletim de ocorrência, para relatar o furto. Meu
arrependimento foi não relatar no boletim que além de ser furtada nas dependências
do metrô, o metrô (mais precisamente a “ViaQuatro”) também não fez nada para me
ajudar e garantir minha segurança no local.
Enfim depois de 2 dias fiquei sabendo pelo SIC – SP ( Serviço de Informação ao Cidadão)
que temos uma delegacia na estação de metrô Barra Funda, especializada em
crimes que acontecem no metrô. Mas por que agente de segurança Bruna, não me
informou isso no dia? Eu poderia ter feito um boletim naquele mesmo momento.
Outra coisa que só mais tarde percebi, é que ela anotou meu relato num formulário específico do metrô, mas não tive acesso a nenhuma informação desse relato (a mocinha pode ter escrito o que quiser nesse relato não acham?? Pode simplesmente ter jogado ele no lixo, enfim várias suposições), mas enfim dia 19/06 entrei no site da concessionária em questão (Este Aqui) , procurei a aba para poder falar com a ouvidoria, e vi que no formulário havia uma aba de ressarcimento, (me enchi de esperança e pensei nossa a empresa é séria e responsável, mas era apenas uma grande ilusão), expliquei o ocorrido no formulário e aguardei pela resposta.
Outra coisa que só mais tarde percebi, é que ela anotou meu relato num formulário específico do metrô, mas não tive acesso a nenhuma informação desse relato (a mocinha pode ter escrito o que quiser nesse relato não acham?? Pode simplesmente ter jogado ele no lixo, enfim várias suposições), mas enfim dia 19/06 entrei no site da concessionária em questão (Este Aqui) , procurei a aba para poder falar com a ouvidoria, e vi que no formulário havia uma aba de ressarcimento, (me enchi de esperança e pensei nossa a empresa é séria e responsável, mas era apenas uma grande ilusão), expliquei o ocorrido no formulário e aguardei pela resposta.
Também no dia 19/06 entrei em contato com o Metrô-SP pelo site e fui prontamente respondida no
dia 21/06, dizendo que a responsabilidade seria da ViaQuatro.
Confira a resposta do Metrô- SP
na íntegra:
E 12 dias após esse
primeiro contato com pelo formulário acima, dois contatos por e-mail direto
para ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br)
e após ligar diretamente na ouvidoria
cobrando ao menos um “recebemos seu contato e aguarde nossa análise”, recebi
uma resposta mal educada, dizendo que mesmo eu enviando meu relato, a nota
fiscal do aparelho, e o boletim de ocorrência, não garantia de imediato o ressarcimento
e que todos esses dados seriam enviados
para uma segunda análise.
Pois bem aguardei e mais de uma semana depois, recebi uma
segunda resposta dizendo: Não haverá ressarcimento, a Concessionária ViaQuatro “não
é responsável” pelo ocorrido! PARA TUDO, QUE EU QUERO DESCER!!! A sensação de
raiva, desrespeito e falta de consideração comigo que pago todo dia R$3,00 para
esta empresa tomou conta de mim.
É gente estou falando de uma empresa privada (ViaQuatro),
que tem agentes de segurança, estou falando que pago R$3,00 de tarifa essa
tarifa não garante minha segurança e também não deve pagar o salário dos
agentes de segurança ( já que os mesmo naquele dia 17/06 não exerceram sua
função) e também estou falando que os impostos que você cidadão de São Paulo
paga, que é revertido e investido no transporte público metropolitano, também
não garante seu direito de ir e vir com segurança nas dependências do metrô.
Quer dizer você está dentro de um ambiente privado que têm agentes de segurança, câmeras de segurança e você não tem seu direito de ir e vir assegurado, se você precisar de respaldo desta empresa por algum motivo (depois de muita demora)a mesma irá virar para você e dizer: NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SUA SEGURANÇA!
Quer dizer você está dentro de um ambiente privado que têm agentes de segurança, câmeras de segurança e você não tem seu direito de ir e vir assegurado, se você precisar de respaldo desta empresa por algum motivo (depois de muita demora)a mesma irá virar para você e dizer: NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SUA SEGURANÇA!
Eu chamo isso de descaso, falta de consideração, desrespeito
com o cliente/cidadão/usuário da empresa, o mérito aqui não é mais o valor do
celular (porque eu trabalho e compro outro, afinal a empresa não se considera
responsável pelo “furto/falta de segurança”), talvez a responsável seja eu, que
cumpro meus deveres pagando uma tarifa caríssima pelo péssimo serviço que me é prestado,
que pago impostos abusivos para ver numa situação como essa onde cumpro meus
deveres, mas não tenho meus direitos garantidos pelo Estado, e nem pela empresa
a qual pago a tarifa.
E nessa onda de manifestos, protestos e consciência por
parte do povo brasileiro, deixo aqui meu alerta para vocês, que pagam tarifas
caras e impostos abusivos, assim como eu e no final não tem um direto básico
que é “segurança” garantido.
Segue abaixo minha reclamação no Reclame Aqui e a lista
que a empresa já possui neste mesmo site.
“No dia 17/06 fui
furtada na plataforma do metrô Luz de SP (ViaQuatro Amarela), recorri a ajuda
de um agente de segurança para informar o delito e não encontrei nenhum na
plataforma, tive que perder tempo para (pegar o meliante) subir um lance de
escadas até encontrar uma agente, que nada fez para impedir o meliante apesar
de informar características físicas, destino do trem, o carro, vagão e porta.
Ela só ouviu e nada fez, nem se quer usou as imagens da câmera de segurança.
Ela não informou que dispomos de uma delegacia específica para esse tipo de
[editado pelo Reclame Aqui] na estação Barra Funda do metrô. E quando procurei
meu direito a um ressarcimento, tive de esperar mais de 10 dias para obter uma
resposta, nem um pouco educada dizendo que estava em análise, e depois de mais
demora ouvi mais uma vez pelo e-mail mal educado da ouvidoria que NOTA FISCAL
do produto em questão, que o Boletim de Ocorrência que fiz em uma delegacia no
mesmo dia, e o meu relato, não poderiam ser atendidos, pois garantir minha
segurança não é de responsabilidade da Concessionária em questão, mesmo quando
estou nas dependências do metrô.
Então hoje alerto os cidadãos/clientes/usuários desta concessionária, que a mesma não respeita nossos direitos, apesar da alta tarifa que pagamos pelo PÉSSIMO serviço prestado, alerto que os impostos que pagamos ao transporte público de SP, não tem serventia alguma. Quando você precisar de um respaldo, vão virar pra você e dizer: "Não é nossa responsabilidade".
Então hoje alerto os cidadãos/clientes/usuários desta concessionária, que a mesma não respeita nossos direitos, apesar da alta tarifa que pagamos pelo PÉSSIMO serviço prestado, alerto que os impostos que pagamos ao transporte público de SP, não tem serventia alguma. Quando você precisar de um respaldo, vão virar pra você e dizer: "Não é nossa responsabilidade".
Recorrei ao jurídico, para tentar reaver meu aparelho, e a
imprensa para alertar um pouco mais a população de São Paulo.
Obrigada,
Ana Claudia Teixeira
Meu deus, uma real novela...
ResponderExcluiré um absurdo uma pessoa que paga seus impostos, faz tudo direitinho, ter que passar por tudo isso e acabar desenganada. Estou torcendo pra que você consiga o ressarcimento!
Beijos
FB vidaemmartee.blogspot.com
meus deuses que horror parece novela espero que acabe tudo bem
ResponderExcluir(FB) http://vivernumt0.blogspot.pt/
Que coisa mais chata e revoltante.
ResponderExcluirO problema é que cada um vai jogar para um lado e outro.
Espero que vc tenha um retorno positivo.
RB http://maosdemocas.blogspot.com.br/
Isso é o país onde vivemos,que parece fechar os olhos mesmo com multidões nas ruas a protestar,Não adianta só o que nos resta é revolta com tamanho desrespeito.Abraços da http://kallisantos.blogspot.com.br/
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