Recursos Para Isolar Ruídos Externos

quinta-feira, junho 26, 2014

Olá lúcidas e lúcidos!
Não tem nada melhor do que o prazer de chegar em casa depois de um dia cansativo, e deixar todo aquele barulho e estress do lado de fora!
Quando estudei isso na faculdade achei interessante, até porque moro em um prédio de frente para uma avenida hiper movimentada o dia todo.

Juntei as informações e montei esse post pra ajudar vocês (:

Existem dois tipos de barulhos:
1) Aéreos, que podem ser combatidos com janelas e portas antiruído.
2) Percursão, que podem ser combatidos com materiais usados nas paredes, no piso e no teto.

Quando se usa carpete, geralmente nos quartos, ele é aplicado no quarto inteiro e então se isola os barulhos que vem do apartamento de baixo:



Quando se usa painéis de madeira, pode-se isolar os barulhos de qualquer canto do proprio apartamento, ou do apartamento do lado, e investir numa boa iluminação:



Quando se usa portas de correr dentro da casa ou apartamento, isola-se os barulhos internos, e ai você tem a opção de investir em portas que sejam de acordo com o estilo da suia casa ou apartamento:



Existem diferente meios de se isolar a luz solar, uma delas são as cortinas "inteligentes", que funcionam com controle remoto, para subir ou descer:



Pode-se usar isolante acústico no teto e forro de gesso no acabamento.
Para engrossar a parede, as opções mais viáveis são: Uma camada a mais de alvenaria, chapa de drywall sem preenchimento ou preenchida com lã (foto1 e 2), painéis de lã acústica (foto3).

(foto1)

(foto2)

(foto3)


Também pode ser usado revestimeto de linho (foto1), ou placas de Decorsound (foto2), para isolamento na parede:

(foto1)

(foto2)


Deve ser aplicado lã acústica nas lajes, pela construtora, mas sem depender da construtora também pode ser usado uma manta de polietileno, que fica entre a laje do seu visinho e o seu piso:



Geralmente as janelas antiruídos, portas antiruídos, caixilhos de alumínio e vidros duplos são feitos sob medida, com custo a partir de 700 reais (m²).
A norma 155575 da ABNT exige resultados em prédios residenciais. O cliente tem parâmetro para cobrar a construtora, e em caso de necessidade, busque apoio no código de defesa do consumidor, e no código civil brasileiro.

Espero ter ajudado um pouquinho, beijinhos lúcidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.