Me redescobrindo!

quarta-feira, janeiro 07, 2015

Muitas pessoas perguntam o que aconteceu comigo, porque fiz uma mudança repentina, e cheguei aquele ponto de ficar irritadíssima e cansada de me explicar e de tentar fazer as pessoas me entenderem, muitos nunca entenderam. Por isso vim contar pra vocês como está sendo essa experiência e tentar ajudar as cacheadas que ainda têm medo de ser elas mesmas!

Tudo começou a alguns anos atrás, quando eu tinha apenas 12 anos.
Meu cabelo estava natural, vivia trançado e eu o achava ridículo, até que um dia pedi pra minha madrinha (que é minha cúmplice) pra me levar em algum lugar bom, pra alisar o cabelo. Ela não entendeu, mas respeitou a minha decisão.
Alisar o cabelo não mudou só a minha aparência, também mudou o que eu era por dentro, a minha identidade começou a ficar embaçada a partir dai. Mas eu estava me sentindo tão linda, com o cabelo lisiiiiiinho igual ao das minhas amigas brancas, bastava lavar o cabelo, ele secava ao vento e ficava liso, era como mágica! Mal sabia eu o péssimo tratamento que estava dando ao meu cabelo, e principalmente a minha auto-estima!
Os anos foram se passando, eu fui amadurecendo, enxergando como a mulher negra era, no seu próprio dia-a-dia, submetida a essas mudanças estéticas. Eu sempre me submeti a isso, era diferente das pessoas a minha volta, e achava que deveria ser igual, mas quem sempre perdia coisas significativas era eu! Passei a ser escrava, refém, inimiga mortal do meu próprio cabelo. Não tomava nem ao menos um pingo de chuva, não entrava na piscina, não tomava sol, praia então nem se fala, pois depois iria perder 2 horas para lavar o cabelo, secar e fazer chapinha (Haja paciência!).
Até o dia em que me olhava no espelho e não sabia o que via, não me encontrava mais, eu só via um menina feia de cabelo liso. Cansei, chorei, estourei, chorei, surtei comigo mesma e decidi que já era hora de mudar.
Eu tinha duas opções: fazer BC (Big Chop-Corte de toda parte alisada), ou deixar crescer e ir cortando aos poucos. Escolhi a segunda opção, deixei crescer por um ano e seis meses e fui cortando ao longo desse período, mas meu erro foi ir mantendo ele com escova e chapinha, pois a parte da frente perdeu a definição e o restante foi ficando mais fraco e sem vida. Em Abril de 2014 fui ao Beleza Natural (Tatuapé), conversar sobre o que poderia ser feito para a redefinição e reconstrução do meu cabelo, fiz a avaliação e no mesmo dia decidi fazer o SR (Super Relaxante) que potencializa o cacho natural de acordo com a estrutura do fio...era o que eu precisava naquele momento.


Abril: uma semana depois de fazer o BC!
Estava caidinho, os cachos ainda estavam tímidos, rs (:




Junho: já estava mais armado!



Julho



Agosto



Setembro




Outubro



Novembro



Dezembro






Depois de Abril eu não fiz mais o SR, mas por escolha minha, eu não queria nenhum tipo de produto com qualquer química que seja, mas uso os produtos de lá e recomendo, são ótimos! Em futuras matérias eu irei falar deles.
Eu, como muitas outras garotas negras, não entendia o significado e importância de buscar a identidade perdida, de assumir nossa ancestralidade, e principalmente do debate social no qual fazemos parte. A mudança no cabelo não é "porque está na moda", é o meu estilo, a minha identidade, é quem eu sou, e isso é crucial pra mim! Nunca aceite que alguém diga o contrário!
Hoje, eu já fiz as pazes com o espelho, com a minha autoestima, e me libertei do meu cabelo, somos melhores amigos, mas ainda brigamos um pouco. ;)
Eu me sinto livre, feliz e realizada!
Fiz esse relato pra vocês perceberem que não precisamos ter tudo o que queremos pra ser feliz, mas precisamos estar bem com nós mesmas, sempre. Se o seu cabelo é liso ou é cacheado, não importa!

Espero que possamos nos ajudar daqui pra frente, a enfrentar o preconceito que é gigantesco, enfrentar as diferenças uns dos outros, e ajudar a cuidar dos nossos lindos cabelos!
Um beijo meninas!





4 comentários:

  1. Meu Deus! Que linda! Estou apaixonada! Também estou me aceitando de novo. Comecei a transição em 2014 e quero muito fazer o BC no começo de 2016. E também estou começando a postar sobre isso no meu blog que é o www.elaescreveu.com.br e estou muito feliz por estar me aceitando de novo. Um beijo! E seu cabelo é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Lindaaaaa! Amei a Matéria Bia, vc arrasa! ❤❤

    ResponderExcluir
  3. @Tamiris Capuchinho
    Linda é você Tata, muito obrigada! Amei saber que você esta acompanhando, um beijo!

    ResponderExcluir
  4. @Monique Souza
    Boa noite Monique!
    hahahaha Obrigada! Que gracinha, fico muito feliz que você também esteja se aceitando como é, isso é muito importante! Isso mesmo, faz o BC, se joga! Você não vai se arrepender! Eu vou visitar o seu blog, e não deixa de ficar ligada aqui no Lucidez, vamos estar sempre com novidades, um beijo!!

    ResponderExcluir

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.