Conhecendo um jornal colombiano

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Uma das coisas que eu mais adoro no meu curso, são as aulas práticas e as visitas que fazemos a outros meios de comunicação. Sobre a prática eu já realizei dois jornais na universidade, já organizei um evento na aula de Comunicação Organizacional, com diversos assessores contando sua experiência, e claro os estágios que já fiz.



De visitas, eu já conheci a redação da revista Glamour (ano passado) e na terça-feira, fui conhecer a redação de um jornal colombiano, o El Meridiano de Córdoba, que tem sua sede em Monteria. Como a cidade é pequena (interior) o jornal também não é muito grande.

A redação é igual as redações que aparece em filmes, fotos, etc. O que muda é o ambiente e como as mesas estão posicionadas. O jornal El Meridiano conta com 24 jornalistas que escrevem e tiram as fotos da sua matéria. Nas cidades vizinhas tem um correspondente e os informes internacionais, são enviadas por uma agência de notícias.

O que me chamou a atenção é que eles possuem um trabalho com as escolas da cidade, e toda terça-feira sai um caderno no jornal feito por alguns alunos dessas instituições. Outra coisa que eu adorei conhecer, foi que no próprio local eles realizam a impressão do jornal. Fiquei encantada em conhecer uma maquina de impressão. Ela faz 10 mil impressões por hora.


Fachada do prédio 

Uma das paredes com alguns prêmios e menções que o jornal já recebeu

Local aonde fica os rolos de papéis que são utilizados para fazer a impressão do jornal

Maquina que faz todo o todo o processo de impressão. Ela possui uma parte aonde vai o papel, e as outras - se não me engano são três - ficam as tintas. Cada qual separada

A redação
Eu não sei vocês, mas sempre que visito o meu "futuro" lugar de trabalho, fico encantada com tudo e já me imagino correndo atrás das notícias, entrevistando, tirando fotos e tudo mais que a profissão pede. E quando temos esse tipo de sensação é porque o que escolhemos para fazer pela vida, é a coisa certa.

Há, no final da visita eu acabei dando uma entrevista para uma das jornalista, contando como está sendo a minha estadia aqui na Colômbia. Quando a matéria sair, venho contar para vocês.

Beijos, beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.