#diariodevaigem: Alguns costumes colombianos

sábado, abril 04, 2015

Abril chegou, esse mês faz três meses que estou na Colômbia e a viagem de volta só vai se aproximando. E sensação de sonho realizado só vai enchendo o coração. Como já tenho uma boa vivência aqui, no #diariodeviagem dessa semana resolvi vir contar para vocês um pouco dos costumes colombianos.

Como em qualquer lugar, seja no Brasil ou em outra parte do mundo, cada região tem a sua cultura, seu modo de falar, de se relacionar com as pessoas, de comer, e por ai vai. Uma das coisas que eu ouço bastante aqui em Montería, é que o pessoal que mora na costa são mais afetuosos e os que moram em Bogotá são mais "arrogantes".

Acredito que essa denominação é porque Bogotá é a capital do país, é uma cidade grande e todo mundo está sempre em movimento, que nem São Paulo (#saudades). Também acho que isso vai de pessoa para pessoa, mas como ainda não fui visitar Bogotá não posso (ainda) falar o que achei dos moradores.

Mas deixando o disse me disse de lado, elenquei alguns itens que são interessantes vocês conhecerem sobre os costumes daqui:

#1: Fritura no café da manhã

Isso mesmo pessoal eles comem fritura logo cedo, e isso está me matando. Eu que sou acostumada a comer pão francês com café ou leite com toddy, demorei para me acostumar com os "desayuno" (café da manhã em espanhol) daqui. O bacana é que todo dia é algo diferente, então tem dias que eu como cereal, ou ovo mexido e tem aqueles que eu como "arepa" ou bolinho frito com queijo e presunto.

Eu não posso ficar reclamando, porque a universidade que eu estou estudando que paga a minha moradia com as refeições, então eu tenho que aceitar. Porém tem dias que eu falo pra dona da casa que vou comer outra coisa, ou tomar café da manhã na faculdade.

O engraçado é que pra eles isso é super normal, e eu acho - não absurdo -, mas que faz mal para a saúde. A minha mãe me ensinou isso (haha). E uma das coisas que eu já reparei é que esse excesso de fritura, está acabando com a minha pele e com o meu cabelo. E eu sei que eles só vão melhorar depois que eu voltar para o Brasil, porque ai vou ter uma alimentação "mais saudável". E para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as comidas, pode dar uma olhada nesse post.


#2: Mulheres usam calça até no calor

Para nós brasileiros que a cada raio de sol já vamos colocando um shorts, saia ou vestido, encontrar alguém que está vestindo calça em um calor de 30º, a única coisa que pensamos é "mas essa pessoa está louca". Sim, esse foi um dos meus pensamentos. E eu digo mais, pelo menos aqui em Montería é super normal a pessoas estar usando calça no calor. E o mais engraçado é que eles reclamam da temperatura, mas mesmo assim não saem de shorts. Loucura não! hahahaha.

Eu, como não nego as minhas raízes e também não sou obrigada a passar calor, uso e abuso dos shorts. Claro que de vez em quando eu uso calça, para não desrespeitar (muito) a cultura deles, principalmente na universidade.


#3: Sair de chinelo? Nem pensar

Esse é outro item que eu fiquei abismada (hahaha), as pessoas aqui não saem de chinelo e só usam ele dentro de casa, ou para tomar banho. Não sei porque esse costume, mas enfim, é engraçado ver a cara do pessoal quando eu ou as outras brasileiras saímos de havaianas.

#4: Eles não jantam

Sim, eles não jantam (#chorei) e comem um lanche de noite. E quando eu e as outras brasileiras falamos que a nossa janta é um prato com arroz, feijão, salada e uma carne, eles ficam boquiabertos. Então se você for vir pra Colômbia e te convidarem para jantar e servirem um lanche, não se assustem porque essa é a janta deles. 

#5: Moda - Calça destroyed e barra dobrada na canela

Atualmente a calça destroyed está na moda e existem modelos maravilhosos, mas a quantidade de meninas utilizando esse modelo aqui na Colômbia, é extraordinário. Em cada aula que eu tenho no dia, tem pelo menos duas pessoas com essa calça. E não são só elas, eles também usam esse modelo.

Sobre a barra dobrada na canela, essa também é uma moda que praticamente todas as meninas usam. Algumas "dobragens" ficam bacana, mas outras... O que acontece é que elas não compram a calça já dobrada, mas sim pegam qualquer modelo e dobram.

--

É isso pessoal, esses são alguns costumes dos colombianos, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa cultura e qualquer dúvida ou indicação de post sobre a Colômbia, é só deixar nos comentários ou mandar um email pra gente. Ok!

Beijos, beijos


6 comentários:

  1. Morei três anos em Bogotá e só FORAM OS TRÊS MELHORES DA MINHA VIDAAA!
    Que legal ver mais gente indo pra Colômbia e curtindo!
    Saudades demais *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca me imaginei na Colômbia, e aprendi a gostar de desse país.
      Beijos, Gabi

      Excluir
  2. E eu defendo o pessoal de Bogotá XD~~~~ quando eles dizem que são arrogantes. Nunca na vida vai chegar num nível de Sampa hahahah. Eles são lindos e educados, que ajudam a gente até descer do ons quanto tá phoda, cumprimentam a gente no elevador e essas coisas que eu acho fofas *-*. Claro que na costa eles são bem abertos e alto astral e festa, festa, festa, mas ainda assim, nunca percebi essa arrogância de que os costeños falam sobre o povo de Bogotá. Eles demoram um pouco mais a entrosar mesmo, mas quando se "abrem" pra gente, é pr'o que der e vier. Não estive em Montería propriamente, mas estive em Medellín, (os paisas que são os "mais cool"), Pereira, Armenia, estive em Barranquilla e Santa Marta, mais pr'o norte, também estive em Cali, mais pr'o sul e não vi essa qualidade como vi nos bogotanos =D.

    Ai, seu post foi muito nostálgico, quero voltar xD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que todos os colombianos são bem atenciosos, independente da onde que eles são. Estou muito ansiosa pra conhecer Bogotá, a cidade, as pessoas, os pontos turísticos, o clima, enfim tudo. Medellín eu vou conhecer daqui a duas semanas e também já estou contando os dias. Espero conseguir conhecer mais lugares até julho.

      Beijos, Gabi

      Excluir
  3. Também não ia aguentar calorzão de calça não, mas faz parte né? Quanto a fritura no café da manhã não seria nenhum sacrifico pra mim hahah! Sempre faço um ovo mexido, se tem bacon coloco junto mesmo hahaah :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também como ovo mexido no café da manhã, mas é que aqui eles vão além do ovo mexido. Ai acha estomago que aguente hahaha.

      Beijos, Gabi

      Excluir

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.