Cartagena e seus encantos

domingo, maio 24, 2015

Depois de duas viagens para Cartagena de Indias, chegou a hora de falar como que é a cidade e o que eu achei.

Nas duas vezes que estive lá, fui de ônibus. E pra quem já está na Colômbia visitando outras cidades da costa, e resolver ir pra Cartagena de ônibus, já vou avisando que a entrada da cidade não é atrativa.

A impressão que eu tive logo de início, é que Cartagena ainda está em crescimento por causa das empresas que tem alocadas na cidade. Pesquisando um pouco sobre o local, descobri que desde a época colonial espanhola, Cartagena foi um dos portos mais importante da América, por isso o grande número de empresas.

Sobre o centro histórico, que é o que as pessoas vêem nas fotos, realmente ele é lindo. E se você se hospeda dentro dele, consegue conhecer todo o local só caminhando. A primeira vez que estive na cidade, foi para participar do Festival de Cine que apresenta produções cinematográficas do mundo todo, e que reúne pessoas de diversos lugares.



Na ocasião, eu e as meninas só conhecemos a muralha e locais aonde o festival estava sendo realizado. O Teatro de Heredia, um dos locais mais belos que eu já visitei, fica dentro do centro histórico perto de uma das partes da muralha. Ele tem capacidade para 700 pessoas, e o seu entorno parece com aqueles teatros de filmes de época, com três andares (se não engano) formando um U.






As ruas de Cartagena são uma beleza a parte, as casas são em forma coloniais, com cores fortes e flores na varanda e o melhor de tudo, você não consegue se perder. E mesmo que você se perca, acaba conhecendo um local mais bonito que o outro dentro dessa cidade, principalmente lindas paredes para você tirar fotos. Um local que eu recomendo conhecer - fora os pontos turísticos -, é a livraria Ábaco Libros que é linda e super aconchegante. Você ir para tomar um café ou simplesmente para bater papo.









Sobre os pontos turísticos, a cidade possui diversos e que vale a pena conhecer, se não todos, uma boa parte deles. Na segunda vez que estive na cidade, conheci o Castillo de San Felipe de Barajas que é enorme, possui diversas passagens internas e suas paredes foram construídas em diagonal para que as munições dos inimigos não atravessassem, mas sim batessem nelas e caíssem no chão.

La Popa, fica em um dos pontos altos da cidade e servia como mosteiro. O Museu de Oro Zenu é pequeno, porém abriga peças belíssimas de oro e uma mostra sobre índios e suas criações. E o Palácio de la Inquisición é uma aula de história sobre a cultura do povo que colonizou Cartagena, como que era a atuação da igreja naquela época, o método utilizado para torturar as pessoas - um mais horrível que o outro -.


Castillo de San Felipe


Vista da cidade da La Popa
La Popa (mosteiro) por dentro


Uma das paredes do Palácio da Inquisição


Museu do Oro

Fora a parte cultural, também vale a pena conhecer as praias de Cartagena. Eu e as meninas (brasileiras que estão na Colômbia comigo) fomos na Praia Hollywood, que fica em Bocagrande perto do centro histórico, e na Playa Blanca nas Ilhas Barú. Nesta última, vale muito a pena conhecer porque a praia é linda. A areia é branca e a água cristalina. Você consegue chegar nela de duas maneiras, uma pelo mar de lancha e a outra por terra. Nós acabamos indo por terra pra poder aproveitar mais e chegar mais rápido.





Quando vocês forem para a praia, a dica que eu dou é levar alguns petiscos e pechinchar, porque o pessoal distingue quem é turista e cobra um absurdo pelo aluguel das cadeiras, comidas e o que mais eles passarem vendendo.

Sobre as comidas, eu e as meninas compramos um cooler para colocar as bebidas, e já levamos tudo de casa: cerveja, vodka, salgadinho, bolacha, frutas, etc. E deixamos para fazer uma refeição digna só na volta para o hostel. Essa é uma opção para quem quer economizar.

Espero que vocês possam ter conhecido um pouco de como é Cartagena, e quem já visitou a cidade não esquece de deixar aqui nos comentários falando o que achou.
Beijos, beijos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.