#diariodeviagem: Última semana e até logo

sábado, junho 27, 2015

E o #diariodeviagem chegou ao fim. Na próxima quarta-feira estou voltando para o Brasil, e amei ter compartilhado com vocês os cinco meses que passei na Colômbia. Essa última semana, eu e as meninas estamos aproveitando toda oportunidade de passei que aparece. Infelizmente a Chris foi embora mais cedo, mas conseguiu aproveitar de um desses passeios.

Um dos lugares indicados pelos monterianos, é a praia de Conveñas. Ela fica, aproximadamente, à 2h de Montería e é mais movimentada do que a praia de San Antero (colocar o link). A água é limpa, mas não chega a ser cristalina. Como o mar da Colômbia é bem calmo, a água é quente e ele demora pra começar a parte funda, ninguém quer sair do mar. Esse foi o único lugar que as três conheceram, antes da Chis voltar para o Brasil.





Essa semana eu e a Amanda fomo visitar o Café Córdoba, uma empresa de café que é mais "voltada" para a região costeña da Colômbia. Aprendemos a fazer um capuccino doble e simples, e descobrimos que a espuma que vem em cima, não é espuma mas sim, leite batido que acaba virando um creme. É gente, eu sei que algumas pessoas ficaram com o queixo caído com essa revelação (haha). Não podíamos tirar fotos do processo de como se faz o café, mas filmei um dos engenheiros fazendo um coração no capuccino.








video


Todos os anos Montería realiza a "Feria de la Ganadería" (feira de gado) e toda a cidade fica em festa, tem até concurso pra "Reina" nacional de internacional. Uma das (muitas) vantagens de ser estrangeira, é que o pessoal sempre inventa alguns lugar para nós levar. Eles gostam de mostrar o que a cidade tem, quais são os costumes, como que são as festas, e por ai vai.

E com a Feria de la Ganadería não foi diferente. Conhecemos as empresas que ficam expondo, os bois, vacas e cavalos que participam de competição, aprendemos a distinguir quando um animal da carne, leite ou os dois. É uma área que não tem nada a ver com o jornalismo, mas que foi bacana conhecer esse mundo.







video


Ontem conheci uma empresa de refrigerante colombiana, PostoBón, como que é processo, aonde são preparados os sabores e como que é feito a distribuição nas garrafas. Infelizmente a visita foi mais teórica do que visual, porque a maquina que faz limpeza nas garrafas retornáveis tinha quebrado uma peça na noite anterior e, ai, toda produção teve que ser interrompida. Mas conseguimos ver como que é feito com a água, o processo de higienização dos galões, como que é o enchimento dele e a sua lacração.

Aqui na Colômbia, além das garrafas de água, eles também vendem água dentro de sacos plásticos, que se chamam "bolsa de água". São mais econômicas e o processo de fabricação é bem mais simples. Infelizmente não podia tirar fotos.

E o último passei dessa semana, foi uma exposição de fotográfias que o "irmão adotivo" da Amanda e da Chris está participando, e nós fomos prestigia-lo. Também acabamos fazendo um passeio de "planchon", que é uma balsa que transporta as pessoas para o outro lado do rio. A viagem dura uns 10 minutos, mas se ela é feita no final da tarde - que foi o nosso caso - você pode contemplar uma vista linda.







E é isso pessoal, esses foram os meus último passeios por esses dias. Enquanto eu escrevia esse post, o coração foi ficando apertado por saber que é o último relato sobre o meu intercâmbio, claro que ainda virão outros textos com dicas do que fazer nas cidades que conheci, mas sobre a minha vivência e o que estou achando dessa nova vida, e esse é o último.

Meu muito obrigada por vocês terem me acompanhado nessa jornada. Essa foi uma experiência que eu quis compartilhar o máximo, para que vocês também vivencia-se um pouco disso tudo. Vocês são demais!

Beijos, beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.