No-poo X Low-poo X Co-Wash ????? Você sabe diferença??

terça-feira, junho 09, 2015

Olá, hoje vim trazer um papo de cacheada para pauta. No ano passado parei de fazer progressiva no meu cabelo e de lá pra cá meu cabelo já cresceu muito e meus cachinhos chegaram para ficar.
E nessa onda de tantas técnicas para cuidar dos cachos, tive que entender cada uma delas para saber qual seria a melhor para o meu cabelo.

O negócio é que o cabelo crespo tende a ser mais ressecado que os demais, e os sulfatos (que substâncias encontradas na maioria shampoos) tendem a limpar/retirar além da sujeira, os óleos naturais do cabelo (e aí se o cabelo crespo tem menos oleosidade que os demais, ele ficaria com nenhum ou quase nenhum óleo, daí cabelos mais ressecados com o shampoo).
E  a partir desse pensamento chegaram as técnicas hype do momento, e elas visam evitar esses prejuízos aos fios não utilizando produtos que contenham os tais sulfatos, em especifico seria assim:

No-poo: simplesmente não se usa shampoos nas lavagens.
Só que não me adaptei somente a essa técnica, acho que seu lavar sem shampoo "ever", meu cabelo vai ficar sujinho!

Low-poo: consiste em lavar as madeixas com shampoos sem sulfatos (o meu escolhido foi o "Éh Orgânico - Shampoo sem Sulfato"). E essa foi a técnica que escolhi.

E para elas funcionarem direitinho também não podemos usar nada que venha do petróleo (vaselina, petrolato, óleos minerais e afins).

E para quem opta pelo "No-poo", na hora de lavar deve fazer a "Co-Wash" (Eu escolhi um baratinho da Garnier da linha "Óleo Reparação"), a lavagem com condicionador, porém não é qualquer condicionador, só deve ser usado condicionadores sem os petrolatos.




Dicas da Clau:

1. O que eu faço e deu super certo para os meus cachinhos é lavar o cabelo dia sim dia não e intercalo técnicas: Dia 1 (lavo com Low-poo: shampoo sem sulfato + condicionador sem petrolatos. Dia 2 não lavo o cabelo. Dia 3 (somente Co-Wash). Dia 4 não lavo. Dia 5 volto para o Low-poo e assim por diante.
2. Se você ver algum desses ingredientes no shampoo significa que contém sulfato:
  • Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)
  • Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)
  • Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
3. E vou deixar a lista completa do grupo "Low No Poo", onde sempre busco informações (porque as dúvidas sempre surgem né): LISTA COMPLETA
4. E super indico as dicas da Karina Viega do "Acorda, Bonita!".


Espero ter ajudado as cacheadas e quem mais queira adotar as técnicas de No Low poo!
Beijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.