Tenho intolerância à lactose. E agora?

segunda-feira, junho 15, 2015

Intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir a lactose, açúcar presente no leite e seus derivados. Isso acontece pela ausência ou pela incapacidade da enzima lactase exercer sua função, que é a de que quebrar a lactose para facilitar sua absorção.

Essa digestão acontece em nosso intestino delgado, só que pela deficiência dessa enzima, a lactose chega inteira no intestino e acaba servindo de alimentos para bactérias, gerando diversos desconfortos gastrointestinais. Dentre os sintomas mais comuns estão: dores e desconfortos abdominais, diarreias, náuseas, gases e cólicas. Esses sintomas aparecem pouco tempo depois do consumo de alimentos a base de lactose e o diagnostico é realizado através de exames de sangue, respiração e fezes.http://www.ufrgs.br/portaldapesquisa/conhecimentoesociedade/wp-content/uploads/2012/02/intolerancia_lactose1_15211117728265.jpg
Existem três tipos de intolerância a lactose, a primeira delas se dá por uma deficiência genética que acomete geralmente os prematuros, que nascem sem a capacidade de produzir a enzima lactase. Essa enzima também pode deixar de ser produzida pelo intestino quando este está sendo afetado por qualquer outra doença intestinal, sendo assim, a pessoa pode vir a se tornar intolerante à lactose quando não tratar essa doença intestinal. Por fim, a intolerância pode acontecer também pela diminuição da produção da lactase no decorrer da vida.
A intolerância à lactose causa grande desconforto, mas não é perigosa. Já a alergia à proteína do leite é bem diferente, pois é causada por uma resposta negativa do nosso sistema imunológico a esse tipo de proteína. Falaremos mais sobre essa alergia na matéria da próxima semana.
Quando diagnosticada a intolerância à lactose, o tratamento é relativamente simples, para evitar novos sintomas e desconfortos, deve-se retirar da dieta alimentos que contenham lactose em sua composição. Os mais conhecidos são o leite e seus derivados, porém você deve saber que alguns medicamentos e adoçantes podem conter traços de lactose. Por isso, a leitura dos rótulos das embalagens passa a se tornar muito importante.

http://www.pagina3.com.br/imagens/materia/txtmateria/politica201310111.jpg

Atualmente no mercado, existem diversas opções de alimentos sem lactose. Bebidas vegetais a base de soja, amêndoas e castanhas são alternativas para substituir o leite de vaca, por exemplo. Se mesmo assim você ainda não se adaptou à essas bebidas vegetais e não consegue excluir o consumo de leite, é possível adicionar gotas da enzima lactase junto aos alimentos a base de lactose, para facilitar a digestão desse açúcar.
Não se desespere, a intolerância à lactose não é um bicho de sete cabeças. Você deve controlar, mas existem muitas opções para substituição. E não se esqueça, a diminuição desses alimentos também diminuirá o aporte de cálcio do seu organismo, por isso, inclua na dieta folhas de cor verde escura, como o espinafre, a couve, o brócolis e a folha de mostarda que são ótimas fontes de cálcio para manutenção de ossos e dentes fortes.
Peixes como o salmão, sardinha, mariscos e camarão também podem ser acrescidos ao cardápio para aumentar o aporte de cálcio. A quinua e o amaranto, grãos vegetais, também são ricos neste mineral e podem ser consumidos com a mesma finalidade.  





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Cami, tudo bem?
      Obrigada pela visita e pelo elogio, nossa equipe de Nutris estão sempre trazer informações bacanas para compartilharmos.
      Então se tiver qualquer dúvida é só preencher o formulário de contato que a Equipe de Nutrição (Carol e Marcela) prontamente te responderá.
      Beijos,
      Equipe LF

      Excluir
  2. Graças a Deus eu tenho apenas alergia! Mas é um problema muito comum... ótimas dicas!!! Beijos, www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Primeiramente nós do LF queremos agradecer sua visita, vamos dar uma passadinha no "Nós Somos Moda" e segundo se tiver alguma dúvida em relação a nutrição é só enviar no formulário de contatos que nossas Nutris (Carol e Marcela) prontamente irão responder!
      Beijos,
      Equipe LF

      Excluir

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.