Lugares - Paraty/ RJ

quinta-feira, julho 23, 2015

Ooooi lindos, tudo bem?

Pois é gente, mais uma semana, mais um lugares, e a cidade escolhida para esta semana também é uma cidade histórica. Eu escolhi Paraty, cidade considerada Patrimônio Histórico Nacional, que preserva belos encantos naturais e arquitetônicos.

Fundada em 1667 ao redor da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Paraty teve grande importância econômica para o país, devido aos engenhos de cana-de-açúcar.  

No século XVIII, foi destaque como um importante porto por onde escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que, naquela época, embarcavam direto para Portugal. Entretanto, deu-se início a construção de um novo caminho da Estrada Real, indo direto para o Rio de Janeiro, o que levou a cidade a um isolamento econômico. Com isso, após a abertura da Estrada Paraty-Cunha e a construção da Rodovia Rio-Santos, a cidade tornou-se polo de turismo, devido ao seu bom estado de conservação e suas belezas naturais.

As construções de seus casarões e suas Igrejas, traduzem um estilo de época, e "fala" dos mistérios maçônicos que compõem e enfeitam as paredes da cidade e, nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. Lugar perfeito para quem é apaixonado por história. Em volta de sua área, além destes encantos históricos, ainda encontram-se belezas naturais lindas como o Parque Nacional da Serra da Bocaína, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, onde está também a reserva da Joatinga e a Vila da Trindade.

Dizem por aí que Paraty é uma cidade que se conhece em um dia. Triste informação que é transmitida pelo famoso boca a boca. Os turista desavisados pensam que os seus atrativos concentram-se apenas no Centro Histórico, com sua arquitetura Colonial preservada. Enganam-se! Paraty oferece muito mais, por isso eu selecionei alguns passeios legais para se fazer na cidade.

Para os interessados em história, o Centro da cidade ainda é a melhor pedida. Lá, num simples passeio pelas ruas, é possível observar lindas fachadas com arquitetura colonial muito bem preservada.

Fotos de algumas ruas de Paraty. 





Muito bacana também, visitar a Casa da Cultura, onde você sempre vai ter a possibilidade de encontrar diferentes tipos de exposições, shows, atividades para crianças, entre outras coisas.





Ainda voltado para a história, misturada com a ecologia da cidade, que tal conhecer o Caminho do Ouro? Lugar lindo gente!!



E quando o assunto é ecologia, a cidade ainda te possibilita Conhecer um mangue preservado, fazer uma canoagem no Mangue, Arvorismo, Tirolesa, explorar a mata atlântica, entre outras coisas. 

E ainda para aqueles que adoram o mar, existem passeios incríveis de barco, Paradas nas Escunas, Barcos voltados para a prática de mergulho e até visitas ao Cais de Paraty. 


A cidade é linda, aconchegante, histórica. Ótima pedida para um fim de semana qualquer :) 
Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido mostrar um pouquinho dos encantos de Paraty. 
Deixem um comentário gente, vou amar respondê-los. 

Beijão ;* 


Um comentário:

  1. Oi Jessica !

    Bela escolha, Paraty é incrível, linda de bonita.

    Bjkas da Luzi !
    www.meninavaidosa.com

    ResponderExcluir

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.