Lugares: São Thomé das Letras

quinta-feira, julho 16, 2015

oooi gente! Tudo bem?

A escolha de lugares dessa semana foi meio difícil.. ontem a noite eu estava mega decidida em falar sobre outro lugar, quando decidi mudar tudo, assim, de última hora.
Escolhi São Thomé das Letras por ser um lugar próximo de São Paulo, e pelo que muitos dizem, lugar lindo e encantador. Tenho vários amigos que já conheceram e me indicaram, então resolvi estudar sobre o lugar.

São Thomé está localizada no pico de uma montanha de pedra da Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. A cidade é envolvida por um vale intensamente verde, magníficas grutas, cachoeiras, cavernas e muuuuitas ladeiras.

As lendas e preceitos da cidade, tornaram-na conhecida como Cidade Mística do Brasil. E, devido ao fascínio que São Thomé exerce sobre as pessoas que a visitam, a cidade vem, ao longo dos anos, desenvolvendo turismo. Em 1996, recebeu o selo de potencial turístico, concedido pela EMBRATUR, passando a integrar o rol das cidades turísticas do Sul de Minas.

O que São Thomé mais oferece são pontos turísticos.
Eu pesquisei vários locais bacanas para se conhecer, tentei escolher um pouco de cada, mas, por ser só um post, nunca da pra falar tudo o que se quer falar. Espero que cada cantinho que eu apresentar da cidade, faça diferença na oportunidade que você, leitor, tiver quando for conhecer a cidade.

Vou começar falando do Mirante. Eu sou apaixonada por paisagens, e descobri que lá é possível ter uma vista incrível de São Thomé das Letras e região. Ele foi construído no ponto mais alto do Parque Antônio Rosa,  É um ótimo lugar para quem buscar tranquilidade, um tempo para relaxar e observar a natureza do lugar.




Para aqueles que gostam de conhecer um pouco da história, como eu, na própria cidade existe a Gruta de São Thomé, onde originou-se a história da cidade. Este local diz respeito a gruta onde João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, e onde foi encontrada a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Inscrições estas que até hoje são rodeadas de mistérios e lendas por falta de explicações de suas origens. Hoje, consideram-se três hipóteses: a aparição de São Thomé ao escravo, que em prova de sua visita, deixou as pinturas como prova de sua aparição; inscrições extra-terrestres e pinturas rupestres de índios. 




Continuando a falar sobre grutas, tem também a Gruta do Carimbado, que infelizmente atualmente encontra-se interditada por ordens do Ibama. A mesma tem mistérios e lendas que envolvem sua
história. Conhecida como Portal Dimensional, muitos esotéricos afirmam que ali é uma passagem secreta para a cidade Sagrada dos Incas, Machu Picchu, no Peru. Muitos acreditam que o lugar tem energias curativas, e que o mesmo é capaz de reter energias negativas de quem nele adentrar.




Saindo das grutas e indo para as cachoeiras, pesquisei várias gente, uma mais linda do que a outra, e acabei escolhendo três para indicar.

A primeira é a Cachoeira Véu das Noivas
Local ideal para banho, está localizada a 9km da cidade, através de uma estrada de terra. Aconselha-se tomar bastante cuidado na descida para a cachoeira, pois a mesma é bastante ingrime e escorregadia.




Logo ali perto da Véu das Noivas, tem a Cachoeira Paraíso. O nome não nega o lugar. Lugar tranquilo de águas límpidas. Vale conhecer! 



Das cachoeiras que pesquisei, está sem dúvida,  roubou meu coração. Localizada a apenas 3km da cidade, bem no pé da Serra para Três Corações, a Vale das Borboletas é encantadora. Um córrego forma duas incríveis quedas d'água, que no reflexo do sol se mostram como se fossem cristais descendo até a piscina natural que se formou ali. Toda essa exuberância num Vale cercado de verdade, flores e lindas borboletas.



Só pra finalizar, que tal conhecer a Pirâmide de São Thomé?
Conhecida dessa forma devido ao formato arquitetônico adotado em sua construção, o local hoje em dia é tomado pelos turistas como ponto de referência da cidade. Muitos turistas utilizam o local para registrar, através de fotos, a bela paisagem que o lugar oferece. Outros preferem utilizar para meditação, terapias alternativas e exercícios mentais. Além do mais, é um lugar perfeito para se apreciar um incrível Pôr-do-Sol e a coloração avermelhada que toma conta do céu de São Thomé nos fins de tarde.





Gente, espero que tenham gostado! 
Amei estudar sobre essa cidade e conhecer um pouquinho dela. Agora estou doida para ir conhecer, e quando eu for, vocês serão os primeiros a saber como que foi ;) 
Deixem comentários, vou adorar respondê-los. 
Beijos cheios de carinho!





2 comentários:

  1. Olá Jessica !

    Seu post ficou incrível, muito bem explicado, sempre tive vontade de conhecer a cidade de São Thomé da Letras, que lugares incríveis já imagino fotografando looks lá, adoro fazer fotos em lugares assim.

    Bjkas da Luzi !
    www.meninavaidisa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luzimara, tudo bem?

    Que bom que gostou. Eu adorei muito estudar sobre essa cidade, e gostei tanto que to num pique de cidades históricas esses dias. O Lugares dessa semana vai ter mais uma cidade bacana, perto de sampa e cheia de lugares lindos para conhecer. Fora a história bacana do lugar.
    Também amo fotos. Agora eu to doida para ir pra lá e fotografar!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.