Lugares: João Pessoa

quinta-feira, agosto 27, 2015

Ooooi gente, todos bem?

O Lugares dessa semana trás a capital da Paraíba, a linda João Pessoa. Principal centro econômico da Paraíba, o município dispõe também de encantadores pontos turísticos, ruas arborizadas, orla preservada, belas praias e badalação.

João Pessoa tem diversos lugares interessantes para se conhecer. Boa parte dos turistas que a visitam, concentram-se nas praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. Já os que se interessam por paisagens mais rústicas e bonitas, encontram-se no litoral Sul, sentido Pernambuco. Diferente do Litoral Sul, o Litoral Norte é conhecido por ser o point dos surfistas. O mesmo não provem de águas tão claras, mas é privilegiado por ter excelentes ondas para a pratica do surf.

Não esquecendo da história de JP, o município conta com imponentes construções barrocas datadas do século XVI. Lugar que valoriza a Devoção a Deus, e é bastante forte e muito bem representada, ano após ano, pelo espetáculo da Paixão de Cristo que atrai fiéis e turistas na Semana Santa.

Um dos cartões postais da cidade, O Farol do Cabo Branco, sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas, ou seja, em suas praias, o Sol nasce primeiro.

Separei alguns pontos turísticos da Cidade e espero que gostem.
Bora então começar pelas praias.

Não deixe de conhecer a praia do Tambaú, está bastante movimentada devido a proximidade dos hotéis e das águas calmas e mornas. Com um calçadão bastante concorrido, é o point das caminhadas no início manhã e no cair da tarde.








Cabo Branco é a preferida dos moradores de João Pessoa. A areia fina atrai atletas profissionais e amadores do vôlei e praia. Emoldura por falésias que chegam a 40 metros de altura, é o cenário perfeito para caminhadas. 







Para os curiosos e apreciadores, João Pessoa oferece até uma praia de Nudismo. Tambada é a primeira praia oficial de naturismo no Nordeste. Afim de que todos possam conhecê-la, ela foi divida em duas parte, na primeira, de pedras e piscinas naturais de águas verde-azuladas, não é permitido ficar nu. Já na segunda, tirar a roupa é obrigatório, caso contrário não se pode ultrapassar o posto de fiscalização que da acesso aos nudista. A principal regra de conduta do lugar, que é rigorosamente observa é que: homens desacompanhados não entram. 





 
 
Para aqueles que curtem o Surf, as praias de Intermares e do Oiteiro. com boas ondulações e indicada pelo surfista paraibano Fabinho Gouveia.
 
 

 
 
Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento.
 



 
O Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a  40 metros acima do nível do mar, tem formas que remetem a um sisal estilizado.
 
 
 
 
 
E pra você que vai para Paraíba e não quer deixar de levar uma lembrancinha para os amigos, vale apostar nas peças de artesanatos da região, boa parte da arte produzida no interior do estado. Uma grande variedade de artesanatos, como: redes estampadas, imagens de santos em estopa, cangaceiros em argila, jóias com conchas, bordados em renda, todas reunidas no Mercado de Artesanato Paraibano.
 
 
 


Bom gente, separei o que achei mais bacana passar para vocês. É claro que João Pessoa tem muito mais coisas para mostrar e para falar, mas tentei resumir, espero que gostem.

Beijos enormes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.