Lugares: Istambul

quinta-feira, outubro 01, 2015

Oooi meus amores, todos bem?

O Lugares dessa semana viajou para a Europa e escolheu um de seus pequenos e encantadores cantinhos. Escolhi Istanbul para a ser a nossa cidade da semana. Como? Eu não tinha a mínima idéia de onde escrever e pedi para a minha chefe me dizer um lugar que ela gostaria de conhecer, e daí surgiu o nosso Lugares.

Fundada em 350 por um Imperador chamado Constantino, para ser então a nova capital do Império Romano, Constantinopla nasceu grande, com localização privilegiada onde o mar já tornava as invasões a terra mais difíceis. A cidade era então um ponto estratégico entre a Europa e a Ásia. 

A cidade passou por diversos momentos consturbados em sua construção. De 330 a 395, fase de Fundação da cidade, haviam muitas batalhas pelo poder, e afim de resolver um problema entre a sede do Império de poder e as frentes de batalha, e também, claro, para ter uma cidade onde somente ele reinasse, Constantino resolveu reconstruir a cidade de Bizâncio, tornando-a capital do Império Romano em 330. Ele a chamou de "Nova Roma", mas na prática todos a chamavam de Constantinopla, o que acabou tornando-se o seu nome definitivo. 

Em 337, Constantino veio a falecer, o que levou o Império Romano a passar por uma divisão. Com Justiniano no comando, o Império chegou a ser reunificado e posteriormente se separou definitivamente.

Após sua separação, Constantinopla passou a ser conhecida como a capital do Império Romano do Oriente, chamando então de Império Bizantino. Sendo bastante duradouro e sua influência se dando por mais de 1.000 anos, O Império Bizantino chegou ao fim quando foi dominado pelos turcos, em 1450.

E é ai que da-se início a Istambul dos Turcos e Otomanos. E após mais vários anos de história, da-se início a uma nova Istambul, a capital cultural da repúplica Turca. 

A Cidade tem uma história incrível. Eu poderia contar muito para vocês, pois adorei estudar sobre ela, é realmente encantadora, com uma arquitetura riquíssima, cheia de lugares maravilhosos para conhecer. Fi muito difícil escolher os lugares para falar, mas ai vai uma sequência deles. 

Mesquita Azul
Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer a Mesquita Azul. É considerada uma das maiores criações arquitetônicas da cidade. Nomeada assim devido aos azulejos azuis que adornam as suas paredes, o complexo é composto também por túmulos, medreses (Edifícios para o ensino do Islão), um hospital, um mercado coberto (bazar), banhos, fontes, cozinhas públicas para a confecção de alimentos para os pobres, salas, armazéns e claro, o túmulo do Sultão Ahmed I. 






Teto da Mesquita Azul

Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia
Sendo uma das mais importantes construções do Império Bizantino, possui um patrimônio cultural riquíssimo, testemunho de várias fases da história da cidade. A Basílica abrigou a Igreja Ortodoxa por quase mil anos, até se iniciar o Cisma do Oriente, em 1054, que dura até hoje. Quatocentos anos mais tarde, o Império Otomano conquistou Constantinopla removendo ou cobrindo grande parte do patrimônio e sobrepujando com marcas da cultura islâmica. Com quase cinco séculos de domínio islâmico, Kemal Atarürk determinou que a Basílica fosse aberta ao público como museu secular, abrigando e exibindo sua incrível e rica história.




Interior da Basílica

Palácio de Topkapi
O Palácio de Topkapi é um complexo enorme de edifícios que cobrem 700 mil m², composto por grandes pátios, por uma seção para o harém do sultão e pelo palácio. Foi construído por Mehmet II e foi residência dos sultões por três séculos. 




Grande Bazar
Também chamado de Bazar Coberto ou Mercado coberto, é provavelmente o maior e um dos mais antigos Mercados Cobertos do Mundo. Vale a pena conhecer!!! 






Torre de Gálata
Do alto da Torre é possível ter uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Istambul, além de visualizar os pontos turísticos imperdíveis da cidade, como a Mesquita Azul, a Basília de Santa Sofia, o Bósforo, entre outros locais. 






Emirgan Park
E em Istambul também tem verde. Conheça o Emirgan Park, é lindo gente... olhem as fotos! 
Reparem em quantas tulipas tem nesse parque!








Espero que tenham gostado gente. Deixem comentários, me deem sugestões, idéias de outros lugares que posso fazer os próximos posts. Vou adorar saber o que vocês querem ler. 
Beijo enorme e estalado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.