Entrevista com Yvone Lobato | Fit Laser #BEDA22

segunda-feira, agosto 22, 2016


Olá pessoal! Há alguns dias tive o prazer de entrevistar por telefone a Yvone Lobato, criadora da empresa mineira Fit Laser.
Acreditam que a Yvone me convidou pra tomar um café com ela quando eu estiver em BH (agora me falem, tem como não amar o povo de Minas?).

Yvone Lobato tinha uma confecção no ramo têxtil, mas com o passar dos anos viu, assim como os demais empresários brasileiros, a economia esfriar quando chegaram ao nosso território os produtos chineses baratos e sem qualidade.

Em meados de 2003, para tentar vencer o comércio chinês, Yvone, que sempre foi criativa, pensou numa ferramenta que lhe ajudasse a produzir com acabamento de qualidade (coisa que os produtos chineses não ofereciam) e que não demandasse tanto investimento. Ela teve uma ideia e, junto com o cunhado engenheiro, criou a Fit Laser, um sistema elétrico que permite fazer cortes precisos no tecido, sem desperdício. E foi com essa ferramenta que a empresária conseguiu se posicionar novamente no mercado. Porém, ela não poderia imaginar as proporções que sua invenção poderia tomar.

E agora eu conto através desse bate-papo como nasceu a Fit Laser, sua evolução e como essa incrível ferramenta auxilia muitas pessoas (sendo a maioria mulheres) a empreender e a aumentar a renda familiar.

LF: O que é a Fit Laser?
YL: Uma pequena máquina para corte de tecidos sintéticos que auxilia na criação de fuxicos, flores, bonecos e bichinhos, facilitando a vida dos artesões.

LF: Depois da criação da Fit Laser, você ainda continuou com sua confecção?
YL: Sim, por cerca de dois anos toquei os dois negócios, mas a Fit Laser tomou proporções maiores e acabei me dedicando somente à minha invenção.

LF: Como a Fit Laser gera lucros para grandes confecções?
YL: Com a Fit Laser, retalhos de tecidos sintéticos que antes iam parar no lixo, podem ser transformados em aviamentos para a própria confecção, trazendo mais uma fonte de renda para o artesão e contribuindo também com a sustentabilidade.

LF: Como a Fit Laser contribui com os artesãos?
YL: A Fit Laser é um investimento de baixo custo que, aliada à habilidade do artesão, diminui o tempo de execução e oferece produtos com ótimo acabamento.

LF: E os moldes para recorte, onde entram?
YL: São como acessórios usados na Fit Laser II com temas variados (flores, folhas, bichinhos etc. São mais de 100 opções) para que o artesão recorte a "figura" diretamente no tecido.

LF: O que diferencia a Fit Laser II da Fit Laser III?
YL: A Fit Laser II é o carro-chefe da marca e é voltada para o artesanato. Já a Fit III tem como alvo o corte de bainhas e o recorte de estampa, sem que haja qualquer desfiado.

Yvone nos contou também que já participou como convidada do SEBRAE - MG da Feira de Empreendedores e de outros eventos do SEBRAE NACIONAL, que já premiou a empresária em outras ocasiões. 


Yvone com a Fit Laser II 

Yvone com produtos criados a partir dos moldes da Fit Laser II


Atualmente a empresa gera 17 empregos diretos e 5 indiretos. Elá está presente em todos os estados brasileiros, conta com um showroom em Belo Horizonte, uma loja online e um canal de vendas 0800.

E o mais legal é que a maioria dos artesãos clientes da marca são mulheres que viram na Fit Laser a oportunidade de empreender e aumentar a renda familiar, assim como eu disse no início do texto.

E se você leitor(a) se interessar por este produto incrível, acesse o site Fit Laser. Lá você poderá comprar online e tirar qualquer dúvida.

Ficam aqui os meus agradecimentos:

À Yvone, que foi um doce e cedeu seu tempo, contando mais sobre sua vida e a Fit Laser.
E às meninas da Benedita Comunicação (Flávia e Letícia), que intermediaram todo o processo para que pudéssemos produzir o conteúdo do post de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conte o que você achou do post, adoramos receber elogios, críticas construtivas e sugestões de temas.